---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Prefeito Cavassini anuncia hoje Comissão Central Organizadora da EXPOSOJA 2019

Publicado em 14/09/2018 às 11:29 - Atualizado em 14/09/2018 às 15:19

O Governo Municipal de Abelardo Luz apresenta oficialmente, nesta sexta-feira (14), os membros da Comissão Central Organizadora (CCO) e a logomarca da “EXPOSOJA 2019”. O ato de apresentação será realizado, a partir das 19h, no Centro de Convivência do Idoso “Joana dos Santos Figueira”, localizado junto ao Parque de Exposições “Manoel Lustosa Martins”, com a presença de autoridades municipais, convidados e a imprensa local.  

 

A EXPOSOJA (Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Abelardo Luz), será realizada de 4 a 7 de abril de 2019, no Parque de Exposições “Manoel Lustosa Martins”. Na organização geral da EXPOSOJA estão representantes dos produtores de sementes de soja, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Núcleo de Criadores de Bovinos, Epagri, Cidasc, CTGs, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais, sindicatos, cooperativas, associações e entidades.  

 

O evento tem como principal objetivo divulgar a força da agricultura de Abelardo Luz, que é a “Capital Nacional da Semente de Soja”, título conferido ao município em 2014 pela Lei Federal 12.972, pela excelente qualidade do grão produzido, com alto índice de germinação. Além disso, tem como finalidade mostrar todas as outras potencialidades econômicas do município para todo o Brasil, promovendo negócios, entretenimento e acesso às novas tecnologias ao homem do campo e aos visitantes.  

 

Na programação geral, que será lançada somente no início do próximo ano, Exposição da Indústria e do Comércio, o Leilão do Gado Geral, a Feira da Novilha Leiteira, a Mostra da Bezerra, a Mostra de Pequenos Animais e a Feira de Artesanato e de Produtos Coloniais, e a Festa Nacional da Semente de Soja (FestSoja), entre outros eventos paralelos.  Também está previsto na programação a realização de eventos culturais, gastronômicos, shows regionais e nacionais, além de seminários voltados à bovinocultura de leite, agricultura familiar, cultivo da soja, entre outras palestras para o desenvolvimento da cadeia produtiva.  

 

PATROCINADORES  

Para realização do evento serão firmadas parcerias público-privadas para captação de recursos financeiros junto ao Governo Federal, Estadual e grandes empresas. “A ideia é fazer com que a EXPOSOJA se consolide no calendário de eventos do nosso município, sendo realizada sempre em anos ímpares. O nosso município tem um grande potencial em todos os sentidos e neste evento vamos estar reunindo todas as atividades, valorizando do pequeno ao grande produtor, mostrando de fato toda a força econômica que Abelardo Luz tem, não apenas para o nosso estado, mas para todo o Brasil", frisou o prefeito Wilamir Cavassini.  

Fest Soja  

 

Com a EXPOSOJA, busca-se ainda resgatar e retomar, de forma oficial, um dos primeiros eventos agropecuários do município que deu ênfase à produção de soja, que foi a FESTSOJA - Festa Estadual da Soja, realizada uma única vez de 13 a 17 de março de 1991, no recém-inaugurado Parque de Exposições.  

 

A FestSoja marcou sua época e entrou para história de Abelardo Luz, reunindo 50 expositores e trazendo artistas de renome nacional como Tonico e Tinoco, Gaúcho da Fronteira, Mery Terezinha e grupo Polegar, entre outros shows. A festa foi realizada pelo Governo Municipal na administração do prefeito Orides Dalben, tendo como presidente da CCO, o vice-prefeito Antônio Carlos Antunes. Também faziam parte da Comissão Organizadora Marino Arvido Hebert (vice-presidente), Luiz Alberto Groe (1º Secretário), Antonio José Heerdt (2º Secretário) e Irineu Santo Dall'igna (Tesoureiro).  

ASSESSORIA DE IMPRENSA