Projeto desenvolvido com famílias de Abelardo Luz será apresentado no X Seminário Estadual de Assistência Social

Publicado em 14/05/2019 às 09:33 - Atualizado em 16/05/2019 às 08:34

As experiências bem sucedidas e vivenciadas com as famílias atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Abelardo Luz, por meio do Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF) serão compartilhadas com o público que participará do X Seminário Estadual de Assistência Social, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de maio, no Hotel Canasvieiras Internacional, em Florianópolis.

O evento será promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores, trabalhadores do SUAS, Conselheiros Municipais e Usuários de todas as regiões do Estado. O objetivo é possibilitar aos Gestores e Trabalhadores a atualização dos temas pertinentes a implementação e qualificação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Santa Catarina.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O relato de Abelardo Luz será apresentado no dia 30 de maio, no segundo dia do evento, durante o debate sobre Proteção Social Básica, quando será exposto todas as atividades realizadas e os resultados obtidos com a execução do Projeto “1º Dia de Famílias do PAIF: Promovendo a Autoestima e o Bem-Estar”, desenvolvido no município. A apresentação será feita pela secretária de Assistência Social Rosane Gusso e pela equipe técnica Marineuza Granoski (Assistente Social e Coordenadora do CRAS), Lilian Sbruzzi (Piscóloga) e Danieli Port (Psicóloga).

“Como equipe sempre procuramos avançar em alternativas para que as famílias sintam prazer em participar dos encontros do PAIF. São estratégias que criamos para chamar a atenção quanto a participação das pessoas. Foi realizada uma pesquisa de satisfação onde elas puderam opinar dentro dos eixos de trabalho o que mais gostariam de fazer. Estamos muito felizes em poder mostrar o que está dando certo em Abelardo Luz. São novas experiências todos os dias, mas estaremos expondo uma parte delas que estão contribuindo para o fortalecimento do trabalho da equipe e os resultados estão melhorando o convívio entre as famílias e a comunidade”, destacou a secretária Rosane Gusso.

O PAIF

O Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) é um serviço ofertado pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). As ações realizadas por este serviço englobam o acolhimento, as oficinas com famílias, acompanhamento familiar, atividades coletivas e encaminhamentos, e se caracterizam pela contribuição para a convivência coletiva, para o reconhecimento de direitos, e a averiguação das possibilidades de intervenção nos grupos sociais, sejam eles consangüíneos, afetivos e/ou por solidariedade; sempre visualizando a família dentro do contexto de “sujeito de direitos”, tendo em vista a importância e influência que ela constitui e exerce na proteção social dos indivíduos.