Desfile Cívico de 7 de Setembro reúne cerca de 3,5 mil pessoas em Abelardo Luz

Publicado em 09/09/2019 às 09:26 - Atualizado em 10/09/2019 às 14:51

Com o tema "Reciclagem e Sustentabilidade", Abelardo Luz realizou, na manhã deste sábado (7), o Desfile Cívico de 7 de Setembro. O evento, em comemoração a Independência do Brasil, ocorreu na Avenida Padre João Smedt e contou com 46 pelotões, entre escolas, entidades, empresas e órgãos públicos, reunindo aproximadamente 3,5 mil participantes.

A programação iniciou por volta das 8h45, em frente ao Centro Administrativo Municipal, onde foi realizado ato solene de hasteamento dos pavilhões e pronunciamento das autoridades. O hino nacional foi interpretado pela corporação do Corpo de Bombeiros Militares e Bombeiros Comunitários. Já o hino municipal foi cantado pelo Coral Raízes da Itália.

O Desfile de 7 de Setembro esteve sob a coordenação geral da Secretaria Municipal de Educação, sendoaberto pela Polícia Militar. A parada cívica foi animada pela Banda de Percussão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), projeto social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), formado por 45 integrantes, além de outros voluntários.

O prefeito Wilamir Cavassini parabenizou a todas as entidades e escolas que participaram da programação que prestou homenagens ao aniversário de 197 anos da Independência do Brasil, mas principalmente trouxe a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente, da sustentabilidade e da reciclagem.

"Tivemos um desfile muito bonito com um grande público presente e um número muito grande de escolas, entidades e pessoas desfilando. O tema chamou muito a atenção, onde todas as escolas e os professores conseguiram fazer com que todos os alunos abraçassem essa causa. Tenho certeza que, com aquilo que já foi iniciado, com o dia de hoje e a continuidade deste trabalho do Reciclar É Viver, até setembro do ano que vem teremos um grande diferencial em Abelardo Luz, tendo uma cidade cada vez mais limpa e, principalmente, uma sociedade mais consciente da responsabilidade ambiental de cada um", enfatizou Cavassini.

PROJETO "RECICLAR É VIVER"

O tema abordado no desfile é uma referência ao Projeto "Reciclar é Viver - Tornando o Amanhã Sustentável", desenvolvido em Abelardo Luz com envolvimento de entidades, empresas e o poder público municipal. O projeto surgiu a partir da necessidade de combater o mosquito da dengue em Abelardo Luz, que está na lista dos municípios catarinenses considerados infestados pelo Aedes Aegypti.

A iniciativa consiste na execução de um conjunto de ações que visam dar o destino ambientalmente correto ao lixo e diversos tipos de resíduos sólidos na área urbana, evitando assim possíveis criadouros do mosquito. Todas as ações estão sendo desenvolvidas com apoio de todas as secretarias municipais em parceria com a CDL, Lions Clube, Rotary Club e a Aurora Alimentos.

O projeto piloto começou pelo bairro Alvorada, onde estão concentrados o maior número de focos do mosquito. No local estão sendo realizadas campanhas de conscientização com a população para separação do lixo e cuidados com a dengue. Também foram instaladas lixeiras exclusivamente para depósito do lixo reciclável. Além disso, o projeto está fazendo um trabalho social junto aos recicladores e está montando um espaço para separação do lixo, que será oficialmente inaugurado no próximo dia 21 de setembro, visando melhorar a geração de renda às famílias.