Prefeito é oficialmente empossado como presidente da Junta do Serviço Militar em Abelardo Luz

Publicado em 29/11/2019 às 07:57 - Atualizado em 29/11/2019 às 08:46

O prefeito Wilamir Cavassini foi empossado oficialmente, na manhã desta quinta-feira (28), como presidente da 160ª Junta de Serviço Militar de Abelardo Luz. O ato ocorreu no Centro Administrativo Municipal e constou de juramento à Bandeira Nacional, leitura de ata e assinatura de termo de posse.

A cerimônia cívico-militar foi conduzida pelo Capitão do Exército Edimilson José Silvino, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização 05-007 de São Miguel do Oeste, juntamente com o 2° Tenente Sergio Tarouco Silveira Filho. Participaram do ato o vice-prefeito Jorge Piccinin e o secretário da JSM de Abelardo Luz Claudiomiro Derossi.

Por Lei, os prefeitos de cada município brasileiro se tornam, presidentes da Junta do Serviço Militar de suas cidades, sendo conduzidos ao cargo, em cerimônia, por representantes do Exército Brasileiro. Cabe ao Presidente da Junta Militar prestar juramento perante à Bandeira Nacional e assinar o termo de posse, presidir a solenidade de entrega de certificados militares, nomear e exonerar seu secretário de Junta de Serviço Militar, entre outras atribuições.

A Junta do Serviço Militar é responsável pela expedição de certificados de dispensa de incorporação e regularização da situação militar. Em Abelardo Luz, a JSM alistou neste ano até agora 194 jovens e emitiu 188 certificados de dispensa de incorporação (1ª via), 108 certificados de dispensa (2ª via), 12 certidões de INSS, 03 certificados de reservistas (2º via) e 04 certidões de tempo de Serviço Militar.