Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Abelardo Luz adquire 4 mil testes rápidos e começa testagem ampliada de Covid-19

Publicado em 04/08/2020 às 10:09 - Atualizado em 04/08/2020 às 13:05

O Governo de Abelardo Luz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (3) a testagem ampliada de Covid-19 na população.

 

Agora, além de profissionais de Saúde, de segurança pública e pessoas com sintomas da doença, também estão sendo submetidos ao teste rápido todas as pessoas assintomáticas que tiveram contato direto com casos positivos após passar por consulta da equipe médica do Centro de Atendimento da Covid-19. 

 

Para realização da testagem ampliada de Covid-19 foram adquiridos um total de 4 mil testes rápidos, sendo investidos um total de R$ 92 mil. O valor aplicado é oriundo dos recursos destinados ao enfrentamento do coronavírus.    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ampliação da testagem seguirá todos protocolos técnicos determinados e recomendados pela Secretaria de Estado da Saúde e órgãos sanitários.  

 

A prioridade é para públicos em situação de alto risco de contágio, como por exemplo, os grupos assintomáticos de outros servidores municipais que estão na linha de frente da pandemia ou que estejam prestando serviços públicos essenciais à população, além de pessoas com síndromes respiratórias.  

 

A testagem ampliada em outros grupos específicos da população é uma das estratégias para conter o avanço do coronavírus no município, onde mais de 230 pessoas já foram contaminadas.   O objetivo é identificar o mais breve possível novos casos da doença e fazer o quanto antes o tratamento e isolamento social para assim estar impendido a proliferação do vírus.   

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação para realização de testagem de pessoas sintomáticas são os seguintes grupos da população:  

 

• Profissionais de saúde e segurança pública em atividade, seja da assistência ou da gestão;

• Pessoa que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde e segurança pública em atividade;

• Pessoa com idade igual ou superior a 60 anos;

• Portadores de condições de risco para complicações da COVID-19;

• População economicamente ativa.  

 

TESTAGEM AMPLIADA  

 

Além desses grupos já preconizados, a Secretaria de Saúde de Abelardo Luz ampliará o teste para outros públicos nas seguintes situações:

• Todos os pacientes que apresentarem sintomas respiratórios;

• Todos os contatos domiciliares, ou seja, pessoas que residem na mesma casa de pacientes confirmados;

• Contatos profissionais de pacientes confirmados (empresas com funcionários em monitoramento).  

 

COMO FUNCIONA  

Para realização do teste é necessário que o paciente sintomático passe por avaliação médica. No caso dos contatos domiciliares e profissionais dos casos confirmados, a realização do teste será agendada pela equipe de saúde na data adequada. Todos os testes serão realizados respeitando o período indicado pelos protocolos do Ministério da Saúde, que é de no mínimo 7 dias após o início dos sintomas.  

 

Como a produção de anticorpos aumenta a cada dia a partir do início da infecção pelo vírus, é preciso que haja uma quantidade mínima de anticorpos que o teste consiga detectar. Este período entre o início dos sintomas e a detecção dos anticorpos em exames é chamado de janela imunológica. Sendo assim, o teste rápido é indicado a partir de pelo menos sete dias após o início dos sintomas.  

 

A utilização de testes rápidos antes desse período pode levar a resultados negativos mesmo nas pessoas que possuem o vírus, sendo, portanto, um resultado “falso negativo”. Respeitar esse período da janela imunológica é fundamental para um diagnóstico adequado.  

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA